UA-41473023-1
Nossa missão é realizar atividades culturais e sociais nas comunidades que promovam oportunidades de socialização, diversão e renda aos envolvidos, contribuindo para a melhora na qualidade de vida na periferia e o resgate de seu espaço-social

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Usina de ideias com Intercâmbio Cultural Social


Pelo terceiro ano a atividade Usina de Ideias - Olhar Apreciativo da Artemisia aceleradora de negócios sociais acontece em parceria com a produtora cultural social A Banca que faz a articulação local com organizações de Quebradas que atendem a comunidade local com oficinas de artesanato, cultura, educação e saúde. Tivemos com parceiros a Associação Arco que disponibilizou o espaço físico e toda estrutura para receber os 30 USINEIROS e os 10 anfitriões da quebrada do Jardim Bandeiras fundão do Jardim Ângela. 



A atividade aconteceu primeiramente no dia 18 onde os usineiros veio até a Arco para fazer a atividade olhar apreciativo e foi recebido pelos Anfitriões da quebrada que apresentaram a comunidade conhecendo os lugares que os Anfitriões mais gostam de ir ou ver. 



Os anfitriões levaram a galera para diferentes lugares na quebrada da Cidade Ipava, em especial o “Castelinho” que fica à beira da represa do Guarapiranga, “um lugar lindo” que não parece estar dentro de um Distrito de mais de 500 mil habitantes, lugar de muito verde e harmonia. Nesse castelinho viveu uma família de Barões de alta sociedade que após uma grande cheia da represa deixou a residência e foi procurar outro lugar para viver, segundo relatos de dona Joana que foi uma das anfitriões da atividade

O Castelinho é um destes pontos de muitos contrastes, uma casa abandonada que em alguns momentos atrai a violência, por outro lado é um cenário de visão privilegiada da represa e que recuperado poderia se tornar um ponto cultural ambiental.


No dia 19 nós fomos para a região central de São Paulo.

Já no centro de São Paulo em uma universidade todos(as) os Anfitriões participaram da construção e geração de ideias com os Usineiros, tendo uma troca de conhecimentos e vivência onde os anfitriões exporão suas sugestões, críticas e elogios sobre os temas Educação, Pontos de Creche local, assessoria jurídica e cuidados com a saúde levantados pelos Usineiros.

Para esquentar o clima um pequeno work shop de dança de rua com o dançarino Chocolate  e Carlinha uns dos anfitriões participantes.


Foi um dia de grandes emoções e colaboração onde pudemos sentir que a mudança social mundial tem que partir primeiramente de nós seres humanos, que em sua maioria é chamado de LOUCO.

Antes de irmos para a guerra em busca da paz será que estamos prontos para encarar as pessoas como pessoas!!!

Valeu Anfitriões da quebrada do Jardim Bandeirantes, Associação Arco e Artemisia Aceleradora de Negócios Sociais.

Paz para todos(as)!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário