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quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A Banca no Auditório PAULO FREIRE SEC.EST.DE EDUCAÇÃO - CENTRO SP

No prédio da Sec. Estadual de Educação no centro de São Paulo no 16º andar no AUDITÓRIO PAULO FREIRE nós da produtora cultural social A Banca do Distrito do Jd. Ângela fomos convidados á realizar o que chamamos de um "seminário de vivências" para professores, alunos e diretores de escolas públicas que irão participar do "programa Rede EscolAÍ da Fundação Otacílio Coser" realizando Gincanas que servirão para aproximar, a escola, com a comunidade e a família (mais detalhes sobre o programa em: http://redeescolai.blogspot.com.br/2013/05/abertura-do-programa-rede-escolai.html) essa mesma atividade aconteceu em Belo Horizonte com os professores da rede pública desse mesmo Estado e ocorre inclusive em Vitória no Estado de Espírito Santo e em São Paulo foi A Banca que proporcionou a dinâmica. Também estiveram presentes Ana Paula Carvalho e Claudia Varella coordenadoras do programa Rede EscolAÍ.





Através da história e experiência de vida D'A Banca foi proposto ao grupo ideias de ações, incentivos e provocações de mudança no método de diálogo e de forma de ensinamento do diretor para o coordenador, do coordenador para o professor e do professor para o aluno á medida que se entendesse que o aluno não é em hipótese alguma o final dessa corrente que estende conhecimento humano, e tão pouco seja a parte menos conhecedora de alguma coisa, pois assim falamos no encontro, o professor e demais componentes dessa equação devem ser humildes, ter humildade não é sinônimo de subserviência é sim a capacidade de compreender que nem diretores coordenadores e professores sabem de tudo, ou o aluno não sabe de nada, a percepção de que ambos sabem coisas que podem ensinar um para o outro e que ambos nunca saberão de certas coisas, pois o conhecimento não pode ser mensurado. Á partir dessa analogia de transferência de conhecimento e de discernimento de humildade e subserviência chegamos a rápida narrativa de como decorreu-se o dia durante o encontro.



Após apresentar brevemente A Banca Dj Bola iniciou com Macarrão e Kapoth Mc uma breve apresentação musical e o Educador Silvio Ayala apresentou uma dinâmica de aquecimento físico e serviu para "quebrar o gelo" aproximar as pessoas do grupo que antes não se conheciam, em seguida Dj Bola convidou os participantes a escreverem em um papel suas expectativas para do dia e qual sería o seu brilho o que mais gostam de fazer o aquilo que fazem que mais as pessoas os estimam quando realizam (?) essa segunda ação após convidá-los a se retirarem do auditório e ficar em um círculo grande em um espaço ao lado com todos os participantes. Depois e já de volta ao auditório os integrantes colaram em um painel os papeis de suas expectativas e brihos pessoais, assim continuou-se a vivência o grupo maior se dividiu em seis sub-grupos para discutirem o que foi sugerido: debatar em grupo ideias de transformação e mudança prática da escola de modo geral sobre o contexto do método de ensino, espaço físico e outros que os grupos interpretassem como conveniente mudar tendo em vista que cada grupo compunha os membros do grupo maior ou seja Diretores, Coordenadores, Professores e Alunos. Após 30 minutos de troca de ideias e construções conceituais os respectivos grupos apresentaram para o grupo maior sua propostas, todos tinham cerca de 5 minutos para o fazer e o tempo foi cronometrado, os sub-grupos apresentaram suas propostas muito otimistas e ousadas que propunham mudanças radicais no método de ensino principalmente no conteúdo não somente posicionamento de espaço físico, em seguida acalentou-se um debate muito interessante entre os participantes sobre os pontos-de-vista de alunos e professores que estavam presentes, falou-se sobre não generalização de pessoas, haja visto que o grupo em conjunto entendeu haver professores interessados e desinteressados e alunos esforçados e alunos desestimulados por professores desinteressados a discussão seguiu-se o debate exigia mais tempo porém o objetivo de provocá-los já estava sendo cumprido as ideias apresentadas para discussão deve ser levada para o ambiente escolar com a mesma franqueza vista no Auditório PAULO FREIRE naquela manhã empolgante. Depois dessa dinâmica nova breve apresentação musical e almoço.





 No retorno com o Educador Silvio Ayala o grupo participou de uma nova atividade que propunha a criação de uma bandeira e hino nacional remetendo-os as discussões anteriores das propostas apresentadas pelos presentes. Após uma hora de criação os sub-grupos apresentaram suas respectivas bandeiras e hinos. -Essa atividade nos remeteu á uma nobre citação de um grande pensador da humanidade, Platão em sua obra "República" disse: Deixe-me compor as músicas de um país e não me importo com quem faça suas leis. Claramente o filósofo propôs um governo musical e não muito longe dessa ideia se ouviu inúmeras sugestões da inclusão da arte e sua criações em suas várias linguagens na grade de programação escolar, com o objetivo de incubir jovens estudantes da rede pública no conceito da "a arte que ensina". Todos pensaram em coisas "impossíveis" após as provocações, que no final de tudo perceberam que não era impossível de se realizar, os professores se tornaram crianças novamente, se emocionaram fazendo uma música e um painel colorido a bandeira de sua respectiva nação fictícia.O encontro foi finalizado com um depoimento emocionado do Dj Bola sobre as sensações e boas expectativas de transformação que juntas as pessoas presentes sentiram com a troca de ideias e exercícios que foram feitos em conjunto. A finalização se decorreu com uma nova breve apresentação musical um Free Style de Kapoth Mc; Batidas de Dj Bola e as notas cadênciadas de Macarrão no contra-baixo, definindo assim não só a música do Hip-Hop e suas vertentes e influências musicais como principal responsável pela capacidade dos jovens D'A Banca de tocar o coração dos humanos presentes e sensibilizá-los a importância de se preoucupar com o próximo, como direção para suas ações motivacionais e de caráter provocativo. Os materiais didático utilizados foram, microfones, um par de toca discos, sprays, canetinhas, retalhos de roupas, papel cartão e o olhar do coração.
                                      





"Um bom líder não forma seguidores, um bom líder forma outros líderes" 
(desconhecido)

Improviso: Kapoth Mc Pick-Ups: Dj Bola Contra-baixo: Macarrão

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