UA-41473023-1
Nossa missão é realizar atividades culturais e sociais nas comunidades que promovam oportunidades de socialização, diversão e renda aos envolvidos, contribuindo para a melhora na qualidade de vida na periferia e o resgate de seu espaço-social

A Banca

Evento de Hip Hop realizado na Macari Grande Jardim Nakamura
A Produtora Cultural Social A Banca é sediada no Distrito do Jardim Ângela e foi formada no ano de 2000 com o objetivo de realizar eventos e desenvolver a música e a cultura Hip Hop como ferramentas de inclusão Cultural-Social-Econômica para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Desde o início de suas atividades, A Banca já realizou mais de 70 eventos gratuitos em espaços públicos na zona sul da cidade de São Paulo, nos quais se apresentaram 70 grupos musicais, beneficiando diretamente 20.000 pessoas. Além dos eventos, a produtora realiza outras atividades culturais como: oficinas de Dj, Mc, violão, ensaios abertos, intervenções culturais, vivência entre classes sociais.

O grande diferencial do trabalho realizando pela A Banca vai muito além da música e da cultura Hip Hop. Nas atividades culturais sociais, são abertos espaços para discussão de temas muito relevantes para o público jovem, tais como: cidadania, direitos, deveres, polícia, drogas, igreja, crime, tráfico, violência doméstica, gênero, sexo, cultura de paz, entre outros. Este diálogo organizado e facilitado pela A Banca e parceiros com grande conhecimento em uma área específica.

Princípios

• Estimular a organização da comunidade para que esta faça valer seus direitos, defendendo-se da opressão e arbitrariedade impostas ao povo periférico. Pretendemos com isso, promover uma educação política e social mais justa para os jovens.

• Passar autoestima para os jovens, sensibilizando-os para o fato de que é possível fazer algo para mudar o seu entorno utilizando-se da arte, da cultura e da liberdade de expressão.

• Servir de espelho para os jovens, mostrando-lhes um caminho alternativo à violência, ao vício e a ociosidade.

• Difundir músicas de qualidade e de todos os ritmos.

• Acreditar na música e na arte como forma de mudança da vida real.

• Ser forte! Enfrentar os desafios que virão da mesma forma que aprendemos com os desafios passados.

Missão

“Realizar atividades culturais e sociais nas comunidades que promovam oportunidades de socialização, diversão e renda aos envolvidos. Contribuindo para a diminuição da violência na periferia e o resgate de seu espaço-social”.

Visão

“Somos uma produtora sociocultural de referência nacional que propõe ações inovadoras para a transformação da periferia na sociedade. Nossos membros e parceiros são empreendedores e/ou artistas de sucesso, são espelhos de novas perspectivas de futuro aos jovens em situação de vulnerabilidade social”.

Valores

Foco na comunidade

• Todas as nossas ações contribuem para o desenvolvimento social, cultural e econômico da comunidade periférica.

Empreendedorismo Juvenil

• Acreditamos nos jovens como protagonistas da transformação de suas realidades. Para tanto, estimulamos e praticamos o empreendedorismo juvenil.

Respeito

• Nossas ações são pautadas pelo respeito e humildade para com todos os envolvidos direta e indiretamente em nossas atividades.

Perseverança

• Somos fortes e perseverantes na busca pela concretização de nossos sonhos.

Principais projetos culturais sociais já desenvolvidos

• Deejayiando e Rimando Uma Outra Vida

Oficinas de Dj, Mc e Violão, seguido de 5 eventos em espaços público, atendimento de 30 jovens pelas oficinas, 1500 pessoas participantes dos eventos.

• Poetas Escondidos

Lançamento de um disco em coletânea com mais de 50 músicos que participaram da construção musical do disco, seguido de 5 eventos em espaços públicos.

• Laboratório A Banca

Espaço utilizado para a realização de oficinas culturais, ensaios de bandas, reuniões e gravação musical, já se passaram mais de 400 jovens desde 2002.

• Hip Hop Conectando Quebradas

Atividade que proporcionou oficinas de Dj e violão, seguido de 6 seminários que debateu questões de gênero e Hip Hop para um público médio de 200 pessoas por seminário.

• Eventos de Hip Hop

Realização de grandes eventos de Hip Hop com outros gêneros musicais em espaço público dentro de comunidades periféricas, A Banca já realizou mais de 70 eventos passando pelo palco mais de 70 músicos locais.

• Edital Hip Hop Conectando Quebradas

Projeto que apoiou 9 coletivos com recursos financeiros tendo como objetivo o fortalecimento de base através de atividades ligadas a cultura, música, meio ambiente e ao Hip Hop para comunidades que estão vulnerável social e economicamente.

Serviços oferecidos pela Produtora Cultural Social A Banca


• Locação de equipamentos de som, iluminação, captação de áudio, vídeo e imagem para eventos corporativos, escritórios, palestras, casamentos, aniversários, festas juninas, eventos com música ao vivo, bailes e festivais.

• Apresentações artísticas culturais como discotecagem, bandas, música ao vivo e apresentação de eventos. Um dos destaques da atuação da A Banca é a realização de workshops de Hip Hop para escolas, entidades culturais, empresas e convenções.

• Oficinas de Vivência de Cultura Urbana são atividades de troca de conhecimentos, vivências entre culturas e realidades distintas oferecidas para escolas particulares, publicas, organizações sociais, empresas.

Principais parceiros:

Artemisia Aceleradora de negócios sociais

Parceria em formação sobre negócios sociais, prestação de serviços com o intercâmbio Cultural Social e indicações de possíveis parceiros/clientes.

Instituto Sou da Paz

Parceria em formação em elaboração de projetos sociais, prestação de serviços de locação de som, apresentação musical e trabalhos sociais em conjunto.

Marca Muda

Parceria em reposição de materiais didáticos, vendas e escritura de projetos.

NESsT

Parceria em formação em empresa social, elaboração de negócios e indicação de novas parcerias.

Centro Maria Mariá
Organização que trabalha contra a qualquer tipo de violência doméstica, tendo parcerias em projetos e gestão com A Banca.